A gestão eficaz do Estoque requer a inclusão detalhada dosProdutosno Sistema. Segue o passo a passo para cadastrar um Produto no Planejador:
1. Acessar o menu Cadastro > Produto.
2. Clique no botão novo para incluir um Produto.
3. Preencha as informações do Produto:
Tipo de Produto Selecione se o Produto é Itens de Cardápio, Itens Diversos ou Outros.
Itens de Cardápio É o produto Final que será oferecido no cardápio. Ex.: Coxinha.
Itens Diversos É o item que está incluso no evento, porém, não será cobrado do cliente. Ex.: Copo descartável.
Outros É o item (ingrediente) que compõem um prato. Ex.: Sal.
Descrição Descreva
o nome do produto.
Imagem É possível selecionar uma imagem que represente o Produto.
Unidade É a unidade de medida que serão utilizadas nos Itens de Cardápio, Itens Diversos ou Outros. Ex.: KG, LT, UN, etc.
Status Ativo ou Inativo É
para definir a situação do produto. Caso inative, o produto ficará indisponível para as demais funcionalidades.
Origem Comprado ou Fabricado Selecione a origem do Produto se é comprado (Fornecedor) ou se é fabricado dentro do Buffet.
Lote mínimo de Fabricação Quantidade
mínima ideal onde a compra será mais econômica para empresa. Ex.: Não
vale a pena fabricar apenas 100 coxinhas, é mais econômico fabricar 500
unidades. Portanto, se o evento precisar de 300 coxinhas, o sistema vai sugerir
fabricar 500 unidades, pois essa é a quantidade mínima do lote.
Múltiplo de Fabricação: A partir do lote
mínimo, a quantidade delimitada pela embalagem ou fornecedor. Ex.: Não é possível fabricar apenas
uma coxinha, o múltiplo é 50, ou seja, são fabricadas de 50 em 50 coxinhas. Neste exemplo, a partir do lote mínimo, sempre
será fabricado múltiplas de 50. Portanto, se no evento forem necessários 530
coxinhas, o sistema irá solicitar a fabricação de 550, já que o múltiplo mínimo é de 50 em 50.
Dias para Consolidação Quantidade
de dias que é possível consolidar compras. Ex.: Se
preciso de tomates para os próximos sete dias, posso compra-los uma única vez
ai invés de comprar dia a dia.Se preciso produzir 5 pizzas para hoje e mais 5 pizzas para amanhã, posso produzi-las de uma única vez, ao invés de produzir dia a dia. Se sua consolidação for de 7 dias, o sistema verificará automaticamente a necessidade deste produto a cada 7 dias, com base na data em que o planejamento foi realizado.
Preparado no evento Se checado, indica
que o produto é preparado no local do evento.
Dias para abastecimento Dias
necessários entre o pedido de compra e a entrada do produto em estoque. Ex.: A coxinha leva 3 dias para ser produzida, já que um dos ingredientes demora 3
dias para ser entregue pelo fornecedor. Assim, se houver um evento nos próximos
dias e o planejamento for realizado, o sistema identificará a necessidade e
fará o pedido com antecedência, garantindo que o produto seja entregue a tempo.
Controle de estoque Se deseja controlar estoque do produto.
Local de estoque Definir em qual local o produto será armazenado.
Estoque mínimo Quantidade mínima necessária para o produto em
estoque.
Custos
Fator de outros custos Informar outros
custos que não são mensuráveis na estrutura do Produto. Ex.:
Gás, energia, mão de obra, etc..
Custo da Estrutura Custo calculado a partir da estrutura
(ingredientes) do produto. Essa opção é habilitada apenas quando o tipo de origem for “Fabricado”.
Custo unitário Custo unitário do produto final.
Seção Separar os itens por seções. Essa opção é habilitada apenas quando o tipo de Produto for “Itens de Cardápio”. Ex.:
Salgados, Sobremesas, Prato Principal, Massas, Saladas etc.
Consumo por Convidado Essa opção é a quantidade que cada convidado
consome do produto. Ex.: Cada convidado consome 2 coxinhas.
Consumo por Convidado Red. Essa opção é a quantidade que cada criança
consome do produto.
Retorno de Mercadoria Após o Evento Se o produto retorna ao estoque após o evento.
Check List Evento Ao marcar essa opção, o produto será substituído pela
estrutura (ingredientes) na impressão da ficha de evento.
Estrutura São os insumos necessários
para produzir o produto. Antes de inserir os ingredientes, defina o rendimento da Estrutura, para que possa informar a quantidade dos insumos em base ao rendimento. Ex.: Fabricar a coxinha, a receita rende 100 unidades.
Em seguida, clique no botão novo para incluir os insumos.
Se
preferir digite o ingrediente já cadastrado, ou clique na lupa para pesquisar.
Caso
o ingrediente não esteja cadastrado no sistema, clique no sinal de mais para
adicioná-lo
Informe a quantidade que será utilizada de cada ingrediente.
Ao
selecionar o ingrediente, clique em Salvar.
4. Após preencher todas as informações do Produto, clique em Salvar.
A gestão eficaz do Estoque requer a inclusão detalhada dos Produtos no Sistema. Segue o passo a passo para cadastrar um Produto no Planejador: 1. Acessar o menu Cadastro > Produto. 2. Clique no botão novo para incluir um Produto. 3. Preencha as ...
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