Funcionários > Dados Funcionais

Funcionários > Dados Funcionais



Na tela dos Dados Funcionais, são realizados os cadastros dos vínculos dos Funcionários à Empresa. Aqui, você informa o Tipo de Registro, a Empresa, o Ambiente de Trabalho, a Função e o Setor Administrativo do funcionário.

      1. Acesse o menu Cadastro > Funcionários > Dados Funcionais.


Ou acesse pelo atalho no menu principal, clicando diretamente em Dados Funcionais, ou utilize a tecla F3 do seu teclado.


      2. Selecione o Funcionário e clique no botão  para adicionar um novo registro.

Notes
Nota
Ao selecionar o Funcionário, aperte a tecla TAB (do teclado) para passar para o próximo campo e habilitar o botão  para incluir um registro funcional novo.


      3. Selecione o Tipo de Registro e informe a data relacionado ao registro selecionado, no campo Válido à Partir de.

  1. Tipo do Registro
  1. Válido à Partir de
    Data relacionada ao tipo do registro funcional. Exemplo: Se o tipo do registro for Admissional, então esta data deverá ser a da admissão do funcionário na empresa.

  2. Pré-Admissional
    Utilize essa opção para casos em que o funcionário fará o ASO Admissional em uma data e a admissão será feita posteriormente.
    Exemplo: ASO foi realizado em 12/07 e a admissão em 14/07, crie um registro Pré-Admissional com a data “Válido à Partir de” em 12/07.

  1. Admissional
    Utilize essa opção quando o funcionário está sendo admitido. O campo “Válido à Partir de” deve ser preenchido com a data de admissão do Funcionário.

  2. Mudança de Função
    Selecione essa opção quando o funcionário mudar de Função dentro da empresa. Informe a data em que a mudança será efetiva no campo “Válido à Partir de”.

  3. Mudança de Setor
    Use essa opção quando o funcionário for transferido para outro Setor. Preencha o campo “Válido a partir de” com a data em que a mudança de setor ocorrerá.

  4. Demissional
    Utilize essa opção quando o funcionário estiver sendo desligado da empresa. A data de desligamento deve ser informada no campo “Válido a partir de”.

      4. Selecione a Empresa utilizando o botão  ou informe diretamente o código da empresa à qual o Funcionário será vinculado.


      5. Preencha o campo Identificação eSocial, com o número da matrícula do Funcionário cadastrado no portal do eSocial.

Info
Importante

O Número da Matrícula deverá ser idêntico ao que estiver cadastrado no eSocial, inclusive (se houver) zeros a esquerda, ponto, traço, etc.

      6. Selecione o Ambiente de Trabalho do Funcionário, utilizando o botão  ou informe diretamente o nome do Ambiente no campo em branco, em seguida clique no botão para confirmar.


      7. Selecione a Função do Funcionário, utilizando o botão  ou informe diretamente o código da função.



      8. Selecione o Setor Administrativo do Funcionário, utilizando o botão  ou informe diretamente o código do setor.


Info
Importante

O Setor Administrativo é diferente do Ambiente de Trabalho. O Ambiente de Trabalho será utilizado como referência na maioria das funcionalidades do sistema, como no reconhecimento e avaliação de riscos, na impressão das documentações. Já o Setor Administrativo será utilizado na impressão do ASO e no Quadro III.

Idea
Dica

Caso precise adicionar um novo Ambiente, Função ou Setor Administrativo utilize o atalho da Grade Funcional, localizado no canto superior direito da tela.


      9. Se necessário é possível habilitar as opções em destaque na imagem abaixo, referente ao eSocial.

  1. Adicionar relação de Ambientes às atividades no eSocial
    Habilite essa opção caso queira acrescentar a listagem de Ambientes de Trabalho do funcionário à descrição das atividades desempenhadas.

  2. Identificação diferenciada do ambiente de trabalho: Habilite essa opção caso o Local de Trabalho do Funcionário esteja relacionado a outro CNPJ, CAEPF, ou CNO que não seja o da Empresa principal.

  3. Prestação de Serviços em Estabelecimento de Terceiros: Habite a opção caso o Local de Trabalho do Funcionário será de um estabelecimento de terceiro.

      10. Na aba de Informações Adicionais é possível incluir mais informações sobre o vínculo trabalhista do Funcionário.  

Info
Importante

As informações preenchidas nesses campos, são de preenchimento opcional e servem apenas para controle interno.
  1. Num. Matrícula
    Número de registro do funcionário no livro da empresa.

  2. Cargo
    Qual o cardo exercido pelo Funcionário.

  3. BR/PDH
    Condições do trabalhador: Se beneficiário reabilitado (BR); Portador de deficiência habilitado (PDH); Não aplicável (N/A).

  4. GFIP
    Identificação da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações Previdenciárias.

  5. Turno
    Turno de trabalho do Funcionário.

  6. Carga Horária
    Carga horária exercida pelo Funcionário.

  7. Reg. Revezamento
    Descreva a escala de revezamento do Funcionário.

  8. Trabalho em Altura
    Caso o Funcionário trabalhe em altura é possível selecionar a opção.

  9. Filiação Prev. Social
    Qual filiação o Funcionário possui junto a previdência social.

  10. Area
    Que tipo de área o Funcionário exerce suas funções, se é Urbana ou Rural.

  11. CNPJ
    CNPJ da Empresa que o funcionário está vinculado.

      11. Ao finalizar o cadastro, clique em Salvar  



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