A funcionalidade de Treinamentos e Capacitações possibilita organizar treinamentos, definindo a carga horária e o conteúdo programático, além de selecionar os colaboradores que participarão. Durante a realização do treinamento, também é possível registrar e gerar a lista de presença dos participantes, garantindo o controle total da frequência. Ao final do treinamento, o sistema emite o certificado de participação, garantindo a comprovação da capacitação realizada.
1. Primeiro vamos criar o tipo do treinamento. Para isso,acesse o menu Cadastro > Geral > Tipo de Treinamento.
2. Clique no botão para inserir um novo treinamento.
3.Preencha os campos Título do treinamento que será realizado, a Carga Horária e a Validade em Dias do treinamento.
4. Selecione
oTipo de Roteiro e preencha com os tópicos que serão abordados.
Se
o Tipo de Roteiro selecionado for Texto,
preencha diretamente o campo Roteiro de Temas.
Se
o Tipo de Roteiro selecionado for Template,
clique no botão para abrir o documento em branco do Word,
informe o texto e realize as edições desejadas.
5. Para
criar o modelo de Lista de Presença ou o Certificado do Treinamento, acesse o menu Cadastro > Templates de Documentos >
Templates Comuns.
6. Clique no botão para inserir uma nova template.
7. Informe
a Descrição e selecione a finalidade da Template.
8. Em seguida, clique no botão para personalizar
seu documento da forma desejada.
Template de Lista de Presença para Treinamento, disponibilizada como exemplo:
Template de Certificado para Treinamento, disponibilizada como exemplo:
9. Ao finalizar as edições da Lista de Presença e Certificado de Treinamento, clique em Salvar
10. Agora vamos vincular o Tipo de Treinamento criado à empresa, informar o instrutor do curso, os funcionários participantes, o calendário, entre outras informações. Para isso acesse o menu PPRA > Treinamentos e Capacitações.
11. Selecione
a Empresa pra qual o treinamento será realizado e clique no botão
12. Na
aba de Informações Principais, preencha os campos:
Utilizar Calendário de Treinamento Deixe essa opção habilitada caso queira realizar a divisão do treinamento em dias diferentes.
Data Inicio Data em que o treinamento começará.
Tipo de Treinamento Clique no botão para selecionar o treinamento cadastrado anteriormente.
Duração (Carga Horária) e Validade em Dias Essas informações serão carregadas automaticamente, baseadas no cadastro do Tipo de Treinamento selecionado.
Local do Treinamento Onde o treinamento será realizado.
Modo de Treinamento Selecione a modalidade do treinamento.
Instrutor/Responsável
Clique no botão pra selecionar o instrutor e o responsável pelo treinamento.
13. Na
segunda aba, clique no botão para selecionar todos os Funcionários Participantes do Treinamento.
14. Se
necessário, informe uma Observação sobre o treinamento.
15. Caso
tenha deixado habilitado na aba principal a opção Utilizar Calendário Treinamento, é
possível informar em quais datas será realizado, clicando no botão .
16. Ao
preencher todas as informações necessárias, clique em Salvar
17. Após
a finalização das etapas do treinamento volte na aba Registrar Presença, clique em cima da
palavra Presente para informar a Falta do funcionário, se houver.
Importante
Caso
o funcionário tenha alguma falta, o certificado não será emitido para o mesmo.
18. Por
fim gere a documentação, clique em Gerar a Lista de Presença e Gerar Certificado, ao
finalizar o treinamento.
Exemplo de Lista para Treinamento gerado pelo sistema:
Exemplo de Certificado para Treinamento gerado pelo sistema:
Dica
Para incluir a imagem do Instrutor ou Responsável pelo treinamento no Certificado, acesse o menu Cadastro > Profissional do SESMT, em seguida acesse a aba ASO Digital, e selecione a imagem desejada.
E certifique-se que na template do Certificado as macros <<AssinaturaInstrutor>> e <<AssinaturaResponsavel>>, estão sendo utilizadas:
O Fazsoft oferece uma variedade de macros prontas para automatizar tarefas repetitivas durante a criação de documentos. Essas macros são uma ferramenta valiosa para economizar tempo e minimizar erros. Segue abaixo a relação de macros disponíveis para ...
Para gerar o ASO Digital pelo Fazsoft SMT, primeiramente é preciso configurar os Parâmetros Gerais e vincular o Certificado Digital do Médico ao cadastro do Profissional do SESMT. 1. Acesse o menu Cadastro > Estabelecimento > Parâmetros Gerais. 2. ...
&amp;amp;amp;lt;br&amp;amp;amp;gt; O Template é um recurso disponível no Sistema, onde é possível criar modelos predefinidos, utilizando o Microsoft Word, que irão servir como base ou estrutura para a geração dos documentos utilizados no ...
Aviso! O passo a passo abaixo é apenas um exemplo, você deve utilizar as informações da sua empresa para adicionar o certificado. Não utilizar o nome do Fazsoft SMT no cadastro do seu certificado. Procedimento de reinstalação do Certificado Digital ...
Após a Instalação do Certificado Digital, será necessário adicionar o certificado digital ao sistema Fazsoft SMT. Aviso! O passo a passo abaixo é apenas um exemplo, você deve utilizar as informações da sua empresa para adicionar o certificado. Não ...