Treinamentos e Capacitações

Treinamentos e Capacitações



A funcionalidade de Treinamentos e Capacitações possibilita organizar treinamentos, definindo a carga horária e o conteúdo programático, além de selecionar os colaboradores que participarão. Durante a realização do treinamento, também é possível registrar e gerar a lista de presença dos participantes, garantindo o controle total da frequência. Ao final do treinamento, o sistema emite o certificado de participação, garantindo a comprovação da capacitação realizada.

      1. Primeiro vamos criar o tipo do treinamento. Para isso, acesse o menu Cadastro > Geral > Tipo de Treinamento.


      2. Clique no botão  para inserir um novo treinamento.


      3. Preencha os campos Título do treinamento que será realizado, a Carga Horária e a Validade em Dias do treinamento.


      4. Selecione o Tipo de Roteiro e preencha com os tópicos que serão abordados.


Se o Tipo de Roteiro selecionado for Texto, preencha diretamente o campo Roteiro de Temas. 


Se o Tipo de Roteiro selecionado for Template, clique no botão  para abrir o documento em branco do Word, informe o texto e realize as edições desejadas.




      5. Para criar o modelo de Lista de Presença ou o Certificado do Treinamento, acesse o menu Cadastro > Templates de Documentos > Templates Comuns.


      6. Clique no botão  para inserir uma nova template.


      7. Informe a Descrição e selecione a finalidade da Template.


      8. Em seguida, clique no botão  para personalizar seu documento da forma desejada.

Idea
Dica
Clique no botão  para exibir a Lista de Macros

Ou acesse o artigo de Macros do SMT.
  1. Template de Lista de Presença para Treinamento, disponibilizada como exemplo:

  1. Template de Certificado para Treinamento, disponibilizada como exemplo:


      9. Ao finalizar as edições da Lista de Presença e Certificado de Treinamento, clique em Salvar 


      10. Agora vamos vincular o Tipo de Treinamento criado à empresa, informar o instrutor do curso, os funcionários participantes, o calendário, entre outras informações. Para isso acesse o menu PPRA > Treinamentos e Capacitações


      11. Selecione a Empresa pra qual o treinamento será realizado e clique no botão 


      12. Na aba de Informações Principais, preencha os campos:

  1. Utilizar Calendário de Treinamento
    Deixe essa opção habilitada caso queira realizar a divisão do treinamento em dias diferentes. 

  2. Data Inicio
    Data em que o treinamento começará.

  3. Tipo de Treinamento
    Clique no botão  para selecionar o treinamento cadastrado anteriormente. 

  4. Duração (Carga Horária) e Validade em Dias
    Essas informações serão carregadas automaticamente, baseadas no cadastro do Tipo de Treinamento selecionado. 


  5. Local do Treinamento
    Onde o treinamento será realizado.

  6. Modo de Treinamento
    Selecione a modalidade do treinamento.

  1. Instrutor/Responsável
    Clique no botão  pra selecionar o instrutor e o responsável pelo treinamento. 

      13. Na segunda aba, clique no botão  para selecionar todos os Funcionários Participantes do Treinamento.


      14. Se necessário, informe uma Observação sobre o treinamento.


      15. Caso tenha deixado habilitado na aba principal a opção Utilizar Calendário Treinamento, é possível informar em quais datas será realizado, clicando no botão .

      16. Ao preencher todas as informações necessárias, clique em Salvar 


      17. Após a finalização das etapas do treinamento volte na aba Registrar Presença, clique em cima da palavra Presente para informar a Falta do funcionário, se houver.

Info
Importante
Caso o funcionário tenha alguma falta, o certificado não será emitido para o mesmo.

      18. Por fim gere a documentação, clique em Gerar a Lista de Presença e Gerar Certificado, ao finalizar o treinamento.


  1. Exemplo de Lista para Treinamento gerado pelo sistema:


  1. Exemplo de Certificado para Treinamento gerado pelo sistema:


Idea
Dica
Para incluir a imagem do Instrutor ou Responsável pelo treinamento no Certificado, acesse o menu Cadastro > Profissional do SESMT, em seguida acesse a aba ASO Digital, e selecione a imagem desejada.

E certifique-se que na template do Certificado as macros <<AssinaturaInstrutor>> e <<AssinaturaResponsavel>>, estão sendo utilizadas:





    • Related Articles

    • Guia de Macros SMT

      O Fazsoft oferece uma variedade de macros prontas para automatizar tarefas repetitivas durante a criação de documentos. Essas macros são uma ferramenta valiosa para economizar tempo e minimizar erros. Segue abaixo a relação de macros disponíveis para ...
    • Configuração ASO Digital

      Para gerar o ASO Digital pelo Fazsoft SMT, primeiramente é preciso configurar os Parâmetros Gerais e vincular o Certificado Digital do Médico ao cadastro do Profissional do SESMT. 1. Acesse o menu Cadastro > Estabelecimento > Parâmetros Gerais. 2. ...
    • Template de PGR

      &amp;amp;amp;amp;lt;br&amp;amp;amp;amp;gt; O Template é um recurso disponível no Sistema, onde é possível criar modelos predefinidos, utilizando o Microsoft Word, que irão servir como base ou estrutura para a geração dos documentos utilizados no ...
    • Reinstalação Certificado Digital

      Aviso! O passo a passo abaixo é apenas um exemplo, você deve utilizar as informações da sua empresa para adicionar o certificado. Não utilizar o nome do Fazsoft SMT no cadastro do seu certificado. Procedimento de reinstalação do Certificado Digital ...
    • Adicionar Certificado Digital ao Sistema

      Após a Instalação do Certificado Digital, será necessário adicionar o certificado digital ao sistema Fazsoft SMT. Aviso! O passo a passo abaixo é apenas um exemplo, você deve utilizar as informações da sua empresa para adicionar o certificado. Não ...