PPP Eletrônico

PPP Eletrônico

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) será emitido exclusivamente em meio eletrônico para todos os segurados empregados, trabalhadores avulsos e cooperados vinculados às cooperativas de trabalho ou de produção, independentemente do ramo de atividade da empresa e da exposição a agentes prejudiciais à saúde, em atendimento à Portaria/MTP nº 313, de 22/09/2021, alterada pela Portaria nº 1.010, de 24/12/2021, a partir de 01/01/2023.

O PPP Eletrônico será gerado automaticamente a partir das informações declaradas a partir do envio dos eventos de SST (S-2210, S-2220 e S-2240) ao eSocial. Para os períodos trabalhados a partir de 01/01/2023, o PPP eletrônico substitui o PPP em meio físico para comprovação de direitos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), não se admitindo o PPP físico para períodos trabalhados a contar dessa data.

O PPP eletrônico estará disponível para visualização do segurado no site ou aplicativo Meu INSS a partir de 16/01/2023, data da implantação da referida versão. Todas as informações contidas no PPP em meio físico precisam ser preservadas mesmo com o início da obrigatoriedade do PPP eletrônico. Tudo que acontecer a partir da data obrigatória (01/01/2023) passa a constar no meio digital, mas os registros anteriores precisam ser mantidos.

As informações do PPP eletrônico ficam disponíveis ao segurado por meio do aplicativo Meu INSS.

O PPP passará a ser emitido exclusivamente em meio eletrônico pelas empresas obrigadas e deverá ser preenchido para todos os segurados, independentemente do ramo de atividade da organização e da exposição a agentes nocivos.

Passa a passo para o segurado acessar o PPP Eletrônico:

      1. Acesse o site do Meu INSS: https://meu.inss.gov.br/#/login


      2. Clique no botão Entrar com gov.br


      3. O segurado (funcionário) deverá informar o número do seu CPF


      4. E digitar a senha para acesso ao Portal Gov.br

Idea
Onde cadastro esta senha para acesso ao Portal do Gov.br?
Esta senha é cadastrada pelo segurado (funcionário) diretamente no site do Governo Federal: www.gov.br

      5. Liberando o acesso ao Sistema, clique no menu Certidões, Declarações e Extratos > PPP Eletrônico


      6. Faça o download do arquivo PDF do PPP Eletrônico



      7. Segue abaixo um modelo do formulário (em PDF) do novo PPP Eletrônico, gerado a partir do Portal Meu INSS


Warning
Atenção!
Se o funcionário não tiver nenhum evento de SST (S-2210, S-2220 ou S-2240) enviado ao eSocial, o PPP Eletrônico não será gerado e será mostrado a mensagem conforme abaixo



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