Certificado Digital

Certificado Digital

O Certificado Digital é uma espécie de identidade eletrônica que funciona como um documento comprovando a identidade de Pessoas Físicas e Jurídicas no ambiente online. Utilizando técnicas de criptografia avançada, ele garante a autenticidade e a segurança das transações virtuais, certificando que as partes envolvidas são realmente quem afirmam ser.

O Portal do eSocial usa um sistema de segurança visando garantir que as informações enviadas sejam verdadeiras e seguras. E, o certificado digital faz exatamente este trabalho. É como uma identidade eletrônica que ajuda a confirmar quem você é e que você está enviando informações verdadeiras.

Idea
Como emitir o Certificado Digital?
Para emitir é necessário solicitar a uma Autoridade Certificadora. É ela a responsável por conferir a identidade do requerente. O Certificado Digital possui prazo de validade e pode ser renovado assim que esse prazo expirar.
  1. Certificado Tipo A1:
Esse tipo de Certificado Digital é o mais utilizado. O certificado digital A1 é um arquivo que comporta os formatos PFX ou P12 e pode ser instalado em um ou mais computadores. Ao ser feito corretamente, o A1 conta com um prazo de validade de 12 meses, devendo ser renovado ao término da validade. 
  1. Certificado Tipo A3:
Possui uma criptografia mais complexa e pode ser armazenado em dispositivos móveis ou na nuvem. Comporta diferentes formatos de mídia que podem determinar o objetivo e forma de uso, como cartão plástico com chip ou pendrive. O prazo de validade do A3 é de 12, 24 ou 36 meses, sendo necessário fazer a renovação após esse período.

Idea
Como realizar a Instalação do Certificado Digital no seu computador? Clique aqui e siga o passo a passo.

    • Related Articles

    • Instalação Certificado Digital

      Procedimento de instalação (ou de reinstalação, caso seja necessário) do Certificado Digital no computador, para que o Sistema FazsoftSMT consiga reconhecê-lo para efetuar a transmissão dos eventos de SST diretamente ao eSocial. Importante Cada ...
    • Reinstalação Certificado Digital

      Aviso! O passo a passo abaixo é apenas um exemplo, você deve utilizar as informações da sua empresa para adicionar o certificado. Não utilizar o nome do Fazsoft SMT no cadastro do seu certificado. Procedimento de reinstalação do Certificado Digital ...
    • Adicionar Certificado Digital ao Sistema

      Após a Instalação do Certificado Digital, será necessário adicionar o certificado digital ao sistema Fazsoft SMT. Aviso! O passo a passo abaixo é apenas um exemplo, você deve utilizar as informações da sua empresa para adicionar o certificado. Não ...
    • Procuração Eletrônica

      A procuração eletrônica é um documento com validade jurídica e seu cadastramento é feito no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) da Receita Federal; onde permite que as organizações autorizem as empresas de Consultoria em Saúde e ...
    • Acesso ao Portal eSocial

      Passo a passo para acesso ao portal do eSocial: 1. Link para acesso direto à página do Portal do eSocial: https://login.esocial.gov.br/Login.aspx 2. Clique no ícone azul Entrar com gov.br. 3. Clique em Seu Certificado Digital e selecione o ...