Nesta tela, são realizados os cadastros das Empresas. A tela possui duas
abas, Informações e Histórico. Na aba Informações, são inseridos
os Dados Principais da Empresa, Contatos, informações Financeiras, entre
outros. Já na aba Histórico, é possível visualizar o histórico dos dados da
empresa ao longo do tempo.
1. Acesse o menu Cadastro > Empresa > Dados Principais.
2. Clicar no botão de para criar um novo registro.
3.Na aba Dados Principais, preencha as informações da Empresa:
Importante
Apenas o campo Razão Social é de preenchimento obrigatório pro
sistema, os demais dados são de preenchimento opcional. Já para enviar eventos
de SST ao eSocial, é obrigatório que seja informado a Razão Social, Natureza
Jurídica e CNPJ. No entanto, é recomendado que as demais informações sejam preenchidas,
para que ao utilizar as outras funcionalidades do sistema, esses dados já
estejam disponíveis.
Informações Válidas a Partir de A data informada
neste campo define a partir de qual momento as informações para esta empresa
serão válidas, ao editar ou cadastrar uma nova empresa este campo já vem
preenchido com a data atual podendo ser alterada.
Código É gerado automaticamente pelo
sistema, não é preciso realizar alterações nesse campo.
Data Início de Atividades Informe a data de
abertura da empresa.
Situação Selecione se a empresa está Ativa ou Inativa.
Aceita Receber ASO Digital Habilite caso a
empresa aceite receber o ASO Digital.
Arquivar Como O nome fantasia da empresa.
Razão Social Informe a razão social da empresa.
CNPJ/CPF Informe o CNPJ da empresa se pessoa
Jurídica, já se empresa for pessoa Física, preencha com o CPF.
IM Caso
tenha, informe a inscrição municipal da empresa. Para consultar o IM acesse o
site da prefeitura do município ou consulte diretamente a contabilidade.
IE Caso tenha, informe a inscrição
estadual da empresa. Para consultar a IE, acesse o site do SINTEGRA.
Isento Caso não tenha inscrição estadual, habilite a opção Isento.
Setor Informe o setor de atuação da empresa.
CEI/CAEPF O CEI (Cadastro Específico
do INSS) foi descontinuado e substituído pelo CAEPF (Cadastro de
Atividade Econômica da Pessoa Física). Agora, para empresas de pessoa Física, é
utilizado apenas o CAEPF, que centraliza todas as informações econômicas
e fiscais dessas atividades.
Tipo de Empresa Selecione o tipo de cadastro da empresa.
Grau de Risco Selecione o grau de risco da empresa.
Escritório Selecione no botão o escritório da empresa. Caso ainda não tenha
o escritório cadastrado no sistema, acesse o menu Cadastro > Geral >
Escritório e clique no botão para adicionar um novo registro.
CNAE Principal Clique no botão para selecionar o CNAE principal da empresa.
CNAE Secundário Clique no botão para selecionar o CNAE secundário da empresa.
Representante Legal Preencha com o nome do representante legal da empresa.
CPF Informe o CPF do
representante legal.
NIT Informe o NIT (Número
de Inscrição do Trabalhador), do representante legal.
Cargo Rep. Legal Preencha com o cargo do representante legal.
Natureza Jurídica Selecione no botão a natureza jurídica da empresa.
Endereço Informe o endereço da empresa.
Dica Para facilitar, você pode consultar alguns dos
dados da Empresa pelo cartão CNPJ, acessando o site da Receita
Federal.
4.Na aba Contatos, preencha com os meios de contato da
empresa. Os contatos estão divididos em Contato Principal, Comercial
e Financeiro.
5. Na aba Financeiro, você poderá cadastrar as informações
financeiras da empresa.
Empresa p/ Cobrança Se a cobrança deve ser enviada para uma empresa diferente da empresa
atual cadastrada, clique no botão para selecionar a empresa correta. Isso
permite que a cobrança seja gerada para uma empresa específica, que pode ser
diferente da empresa principal cadastrada.
Tipo de Cobrança Selecione se a cobrança da empresa, vai ser À Vista, Fatura
ou se está Bloqueado.
Tipo de Recolhimento do ISS Selecione se o tipo será A Recolher ou Retido na Fonte.
Recebe Boletos Habilite a opção caso a empresa vá receber boletos.
Opção do Simples Nacional Caso a empresa seja optante, clique em Sim e informe a Data
de Adesão.
Tabela de Preços Clique no botão para selecionar a tabela de preço utilizada
pra empresa. Caso não tenha a Tabela de Preço cadastrada no sistema, acesse o
menu Cadastro > Tabela de Preço,e clique no botão , para adicionar a tabela.
Tabela de Exceções Clique no botão para selecionar a tabela de exceção. Esta
tabela é utilizada para registrar valores diferenciados de exames que não
seguem os preços padrão. Em vez de criar uma nova tabela de preços, você pode
usar a tabela de exceção para incluir apenas os exames com valores específicos. Exemplo: O valor do exame clínico na tabela padrão é R$ 80,00. Para uma empresa
específica, o exame clínico custa R$ 70,00. Em vez de alterar a tabela padrão,
você cria uma tabela de exceção com o valor de R$ 70,00.
Serviço Clique no botão para selecionar o tipo de serviço prestado pra
empresa. Caso não tenha o tipo de serviço cadastrado, depois de clicar no botão
de lupa, clique no canto superior direito no botão , para adicionar um novo serviço.
Bloquear Atendimentos e
Exames Habilite
essa opção, caso queira bloquear a realização de atendimentos e exames pra
empresa.
Cobrança Para adicionar como será realizada a cobrança da prestação de serviço
pra empresa, clique no botão para adicionar o tipo de Serviço, Valor e
vincular o Contrato.
6. Na aba Observações, você pode cadastrar informações sobre a
empresa. O campo Observações Gerais é destinado a informações adicionais
ao cadastro da empresa. Já o campo Observações para Recepção permite que
o texto informado seja exibido na aba de notificações do sistema. Sempre que o
usuário selecionar a empresa, se este campo estiver preenchido, a mensagem de
observação será mostrada ao usuário.
7. Na aba Impressões, você pode cadastrar um modelo de ASO
diferenciado pra empresa. Habilite a opção de Utilizar Impressão Diferenciada
para ASO e clique no botão para selecionar o arquivo.
8. Na aba eSocial, você pode
configurar se necessário, alguma informação diferenciada para empresa.
Ambiente de Envio do XML: Selecione a opção Produção para envios ao eSocial.
Data Início de Obrigatoriedade Informe a data início da obrigatoriedade de envio da empresa.
Remover Eventos de Homologação Utilize essa funcionalidade, caso tenha gerado eventos pra empresa no
ambiente de teste (Homologação) e precise remover.
Geração de Carga Inicial Utilize a funcionalidade precise gerar a carga inicial do evento S-2240
para os funcionários Ativos.
Certificados Digitais Caso seu estabelecimento, tenha um certificado especifico de envio pra
empresa, é possível vincular ao cadastro.
9. Na aba Histórico, é possível acompanhar todas as alterações
realizadas ao longo do tempo no cadastro da Empresa.
10. Ao finalizar o cadastro da Empresa, clique em Salvar
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