A funcionalidade de Produto Comprado permite controlar o estoque mínimo, definir o local de armazenamento, registrar o custo do item e vinculá-lo a uma seção do evento. Também é possível calcular o consumo por convidado, facilitando o planejamento e evitando desperdícios.
1. Acessar o menu Cadastro > Produto.
2. Clique no botão novo para incluir um Produto.
3. Preencha as informações do Produto:
Tipo de Produto Selecione se o Produto é Itens de Cardápio, Itens Diversos ou Outros.
Itens de Cardápio É o produto Final que será oferecido no cardápio. Ex.: Coxinha.
Itens Diversos É o item que está incluso no evento, porém, não será cobrado do cliente. Ex.: Copo descartável.
Outros É o item (ingrediente) que compõem um prato. Ex.: Sal.
Descrição Descreva
o nome do produto.
Imagem É possível selecionar uma imagem que represente o Produto. Clique em obter imagem.
Unidade É a unidade de medida que serão utilizadas nos Itens de Cardápio, Itens Diversos ou Outros. Ex.: KG, LT, UN, etc.
Status Ativo ou Inativo É
para definir a situação do produto. Caso inative, o produto ficará indisponível para as demais funcionalidades.
Origem Comprado ou Fabricado Selecione a origem do Produto se é comprado (Fornecedor) ou se é fabricado dentro do Buffet.
Lote mínimo de Compra ou Fabricação Quantidade
mínima ideal onde a compra será mais econômica para empresa. Ex.: Não
compensa ir no mercado comprar 1 litro de coca Cola, compro sempre o mínimo de
12 litros em diante. Ou seja, se no evento precisar de 6 litros de coca, o
sistema vai pedir para comprar 12, pois o lote mínimo é 12.
Múltiplo de Compra ou Fabricação: A partir do lote
mínimo, a quantidade delimitada pela embalagem ou fornecedor. Ex.: Não é possível comprar um ovo, é necessário comprar
uma dúzia. Neste exemplo, a partir do lote
mínimo, sempre iremos comprar de doze em doze, se no evento precisar de 15 litros
de coca cola, o sistema vai pedir para comprar 24, pois o múltiplo é 12 litros.
Dias para Consolidação Quantidade
de dias que é possível consolidar compras. Ex.: Se
preciso de tomates para os próximos sete dias, posso compra-los uma única vez
ai invés de comprar dia a dia. Se sua conciliação for de 7 dias,
o sistema verificará automaticamente a necessidade deste produto a cada 7 dias,
com base na data em que o planejamento foi realizado.
Preparado no evento Se checado, indica
que o produto é preparado no local do evento.
Dias para abastecimento Dias
necessários entre o pedido de compra e a entrada do produto em estoque. Ex.: Exemplo,
a coca cola compramos de um fornecedor que demora 3 dias para entregar, se
tiver um evento para os próximos dias, realizando o planejamento, o sistema já
pede para realizar a compra antecipadamente.
Tipo de fornecedor Tipo de fornecedor
para o produto. Ex.: Hortifrúti, bebidas, etc.
Controle de estoque Se deseja controlar estoque do produto.
Local de estoque Definir em qual local o produto será armazenado.
Estoque mínimo Quantidade mínima necessária para o produto em
estoque. Ex.: Precisa ter no mínimo sempre 12
litros de coca no estoque. Quando realizar o planejamento, o sistema vai olhar
seu estoque e todos os eventos que tenha a necessidade deste produto. Se no evento tiver a necessidade
de 10 litros de coca, o sistema vai pedir para você comprar 22 litros, 10 para
atender o evento e 12 para suprir teu estoque.
Custo unitário Custo unitário do produto final.
Seção Separar os itens por seções. Essa opção é habilitada apenas quando o tipo de Produto for “Itens de Cardápio”. Ex.:
Salgados, Sobremesas, Prato Principal, Massas, Saladas etc.
Consumo por Convidado Essa opção é a quantidade que cada convidado
consome do produto. Ex.: Cada convidado consome 2 coxinhas.
Consumo por Convidado Red. Essa opção é a quantidade que cada criança
consome do produto.
Retorno de Mercadoria Após o Evento Se o produto retorna ao estoque após o evento.
4. Após preencher todas as informações do Produto, clique no botão Salvar.
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