Envio dos Eventos para o eSocial

Envio dos Eventos para o eSocial



A funcionalidade de Exportar XMLs eSocial, serve para gerenciar os eventos gerados e realizar o envio ao portal do eSocial. O Fazsoft SMT oferece suporte ao envio dos seguintes eventos: S-2210, S-2220, S-2221, S-2240 e S-3000.

      1. Acesse o menu Relatórios > Exportar XMLs eSocial.


Ou acesse pelo atalho no menu principal, clicando diretamente em eSocial, ou utilize a tecla F12 do seu teclado.


      2. Selecione a Empresa, onde serão mostrados os eventos gerados ou que já foram enviados dos funcionários.


      3. Utilize os filtros de a Data do Evento ou a Data da Geração, para pesquisar os eventos desejados.

  1. Data do Evento
    Data vinculada ao início da condição, relacionada ao registro funcional, ou conclusão do ASO, ou última Avaliação de Risco que o funcionário está relacionado.

  2. Data do Evento
    Data na qual o evento foi gerado no Fazsoft SMT.

      4. Se necessário, informe o Funcionário para pesquisar somente os eventos gerados deste. No entanto, caso este campo esteja vazio, serão mostrados os eventos de todos os funcionários da Empresa.


      5. Se desejar, é possível selecionar quais tipos de eventos serão exibidos na pesquisa.


      6. Clique no botão  para exibir os filtros avançados.

  1. Ambiente
    Para envios ao eSocial o tipo de ambiente tem que ser Produção.

  2. Eventos Bloqueados
    Essa opção serve para exibir ou não os Eventos listados como bloqueados no sistema. Para bloquear um evento, clique duas vezes no campo Bloq.

  1. Exibir Status Eventos
    Habilite quais opções de Eventos devem ser listadas na pesquisa. Para saber em detalhe o que cada Status significa, clique aqui.


      7. Depois de selecionar os filtros desejados, clique em Pesquisar.


      8. Caso tenham Eventos já gerados, esses serão listados na tela.


      9. Caso o evento desejado não esteja aparecendo na tela, é preciso verificar a Fila para Geração. Essa funcionalidade mostra a listagem de todos os eventos do eSocial gerados pelo Sistema e ainda pendentes.


Clique no botão  para exibir a listagem dos eventos pendentes.


Em seguida, clique em Processar Registros.

Info
Importante

O sistema é capaz de processar até 50 registros por vez. Portanto, caso existam mais eventos na Fila de Geração, será preciso repetir esse processo até que todos os eventos, sejam processados.


      10. Caso algum dos eventos gerados esteja faltando alguma informação obrigatória para o eSocial, ele será exibido em vermelho. Para visualizar o erro selecione o evento e clique em Visualizar Erros.


O Sistema irá informar e mostrar onde e qual é a informação que está faltando ou incorreta. No exemplo abaixo, está faltando a identificação da Matrícula do eSocial no cadastro do Funcionário. Para corrigir o erro, clique no botão Corrigir.


Em seguida, será aberto a tela onde a informação está faltando e precisa ser corrigida. Após corrigir a informação, clique em Salvar 

Por fim, selecione o evento e clique em Regerar Eventos.


Caso tenham mais Eventos com o status Erro de Geração, repita o processo e corrija o erro dos eventos listados, para que possam ser enviados ao eSocial.


      11. Os Eventos com status Não Enviado, estão prontos para serem transmitidos ao eSocial. Para realizar o envio, selecione o evento e clique no botão Enviar XML ao eSocial.

Autorize que o sistema acesse as informações do seu Certificado Digital e clique em OK.


Em seguida, caso não haja nenhuma divergência com as informações do Evento, será exibido uma mensagem que o envio foi realizado com sucesso, clique em OK.



      12. Depois de enviar o Evento, caso fique com o status Aguarda Aprovação, significa que o evento foi enviado ao eSocial, porém ainda não foi processado e aprovado pelos servidores do governo. Dessa forma, é preciso selecionar o evento e clicar no botão Consultar Lotes, para saber a resposta do eSocial, se o evento foi ou não aprovado.


      13. Se depois de enviar o Evento, o status ficar como Reprovado, significa que esse evento foi devolvido pelo eSocial, devido a alguma divergência entre o que foi registrado no Fazsoft SMT e o que consta no portal do eSocial. Nesses casos, é necessário identificar e corrigir a informação divergente, regerar o evento e enviá-lo novamente.

Exemplo: Erro no número da matrícula do funcionário; erro na data da admissão do funcionário; falta da Procuração Eletrônica; entre outros.

      14 Se depois de enviar o Evento, o status ficar como Aprovado, significa que esse evento foi enviado e transmitido corretamente ao eSocial, contendo os números do Protocolo de Envio e Recibo do Evento confirmando que a transmissão foi efetivada.


Após os eventos terem sido enviados e Aprovados, é possível gerar um “comprovante” com a relação das transmissões efetuadas. Para isso clique no botão   para pré-visualizar a impressão dos eventos. Ou clique no ícone  para visualizar um relatório mais detalhado com os números do Protocolo de Envio e Recibo do Evento.


      15É possível excluir qualquer evento do eSocial gerado no Sistema, bastando clicar no botão Excluir Evento. Além disso, os eventos já transmitidos e aprovados no portal do eSocial, também podem ser excluídos, através do evento S-3000.

WarningAlerta

Qualquer evento com o status Aprovado, ao clicar no botão Excluir Evento, será gerado o evento S-3000 e este evento será excluído do Portal do eSocial.

Em seguida, será exibido uma tela pra que justifique o motivo da exclusão do evento. Informe o motivo e clique no botão  para confirmar.




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