A funcionalidade de Exportar XMLs
eSocial, serve para gerenciar os eventos gerados e realizar o envio ao
portal do eSocial. O Fazsoft SMT oferece suporte ao envio dos seguintes
eventos: S-2210, S-2220, S-2221, S-2240 e S-3000.
1. Acesse o menu Relatórios > Exportar XMLs eSocial.
Ou acesse pelo atalho no menu
principal, clicando diretamente em eSocial, ou utilize a tecla F12 do seu teclado.
2. Selecione a Empresa, onde serão mostrados os eventos gerados ou que já
foram enviados dos funcionários.
3.Utilize os filtros de a Data do Evento ou a Data da Geração,
para pesquisar os eventos desejados.
Data do Evento Data vinculada ao início da condição, relacionada ao registro funcional,
ou conclusão doASO, ou últimaAvaliação de Riscoque o funcionário está relacionado.
Data do Evento Data na qual o evento foi gerado no Fazsoft SMT.
4. Se necessário, informe o Funcionário para pesquisar somente os eventos
gerados deste. No entanto, caso este campo esteja vazio, serão mostrados os
eventos de todos os funcionários da Empresa.
5. Se desejar, é possível selecionar quais tipos de eventos serão exibidos
na pesquisa.
6. Clique no botão para exibir os filtros avançados.
Ambiente Para envios ao eSocial o tipo de ambiente tem que ser Produção.
Eventos Bloqueados Essa opção serve para exibir ou não os Eventos listados como bloqueados no sistema. Para bloquear um evento, clique duas vezes no campoBloq.
Exibir Status Eventos Habilite quais opções de Eventos devem ser listadas na pesquisa. Para saber em detalhe o que cada Status significa,clique aqui.
7. Depois de selecionar os filtros desejados, clique em Pesquisar.
8. Caso tenham Eventos já gerados, esses serão listados na tela.
9. Caso o evento desejado não esteja aparecendo na tela, é preciso
verificar a Fila para Geração. Essa funcionalidade mostra a listagem de
todos os eventos do eSocial gerados pelo Sistema e ainda pendentes.
Clique no botão para exibir a listagem dos eventos pendentes.
Em seguida, clique em Processar Registros.
Importante
O sistema é capaz de processar até 50 registros por vez. Portanto, caso existam
mais eventos na Fila de Geração, será preciso repetir esse processo até que
todos os eventos, sejam processados.
10. Caso algum dos eventos gerados esteja
faltando alguma informação obrigatória para o eSocial, ele será exibido em
vermelho. Para visualizar o erro selecione o evento e clique em Visualizar
Erros.
O Sistema irá informar e mostrar onde e qual é a informação que está
faltando ou incorreta. No exemplo abaixo, está faltando a identificação da Matrícula
do eSocial no cadastro do Funcionário. Para corrigir o erro, clique no botão Corrigir.
Em seguida, será aberto a tela onde a informação está faltando e precisa
ser corrigida. Após corrigir a informação, clique em Salvar
Por fim, selecione
o evento e clique em Regerar Eventos.
Caso tenham mais Eventos com o status Erro de Geração, repita o
processo e corrija o erro dos eventos listados, para que possam ser enviados ao
eSocial.
11. Os Eventos com status Não Enviado,
estão prontos para serem transmitidos ao eSocial. Para realizar o envio,
selecione o evento e clique no botão Enviar XML ao eSocial.
Autorize que o
sistema acesse as informações do seu Certificado Digital e clique em OK.
Em seguida, caso não haja nenhuma divergência com as informações do
Evento, será exibido uma mensagem que o envio foi realizado com sucesso, clique
em OK.
12. Depois de enviar o Evento, caso fique com o statusAguarda Aprovação,
significa que o evento foi enviado ao eSocial, porém ainda não foi processado e
aprovado pelos servidores do governo. Dessa forma, é preciso selecionar o
evento e clicar no botão Consultar Lotes, para saber a resposta do
eSocial, se o evento foi ou não aprovado.
13. Se depois de enviar o Evento, o status ficar como Reprovado,
significa que esse evento foi devolvido pelo eSocial, devido a alguma
divergência entre o que foi registrado no Fazsoft SMT e o que consta no portal
do eSocial. Nesses casos, é necessário identificar e corrigir a informação divergente,
regerar o evento e enviá-lo novamente.
Exemplo: Erro no número da
matrícula do funcionário; erro na data da admissão do funcionário; falta da
Procuração Eletrônica; entre outros.
14 . Se depois de enviar o Evento, o status ficar como Aprovado,
significa que esse evento foi enviado e transmitido corretamente ao eSocial,
contendo os números do Protocolo de Envio e Recibo do Evento confirmando que a
transmissão foi efetivada.
Após os eventos terem sido enviados e Aprovados, é possível gerar um
“comprovante” com a relação das transmissões efetuadas. Para isso clique no
botão para pré-visualizar a impressão dos eventos. Ou clique no ícone para visualizar um relatório mais detalhado com os números do Protocolo
de Envio e Recibo do Evento.
15. É possível excluir qualquer evento do eSocial gerado no Sistema,
bastando clicar no botão Excluir Evento. Além disso, os eventos já
transmitidos e aprovados no portal do eSocial, também podem ser excluídos,
através do evento S-3000.
Alerta
Qualquer evento com
o status Aprovado, ao clicar no botão Excluir Evento, será gerado
o evento S-3000 e este evento será excluído do Portal do eSocial.
Em seguida, será exibido uma tela pra que justifique o motivo da
exclusão do evento. Informe o motivo e clique no botão para confirmar.
Para realizar o envio de eventos por dentro do Fazsoft SMT é necessário realizar algumas configurações, para que os envios possam ser feitos com sucesso. A seguir vamos demonstrar o passo a passo: 1. Acesse o menu Cadastro > Estabelecimento> ...
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