Eventos com status Aguardando Aprovação, é necessário sempre Consultar os Lotes, para que o eSocial consiga Aprovar ou Reprovar o evento. No entanto, se um evento foi enviado e o lote não estiver mais disponível para a consulta, pode ocorrer o ERRO 501, pois foi feito o envio do evento e não foi Consultado o Lote.
Nesses casos, é necessário
consultar diretamente pelo portal do eSocial e verificar se esse evento foi Aprovado. Se sim, é necessário o número do recibo, para atualizar a informação dentro do Sistema.
Segue passo a passo para inserir a informação no Sistema se o evento foi ou não Aprovado:
1. Para saber se o evento foi
Aprovado, na página do
portal do eSocial, acesse a aba Movimentações trabalhistas.
2. Aparecerá todos os eventos Aprovados. Clique na descrição do evento para abrir e localizar o número do recibo.
3. No final da página, o número do recibo estará disponível. Se preferir, copie o número.
4. Acesse o menu Relatórios > Exportar XMLs eSocial.
5. Clicar na seta destacada abaixo, e selecionar Editar Aprovação de Eventos.
6. Selecionar no campo Status a situação real do
evento.
Caso o evento tenha sido Aprovado, informar Data do Envio e número do recibo, no campo Recibo do Evento. Depois
clique em Salvar.
Data do envio: Localizado no portal do eSocial na aba movimentação trabalhista.
7. Em seguida, uma mensagem será exibida, informando que as alterações serão salvas no banco de dados e se deseja continuar, clique em Sim.
8. Digite o texto exibido e clique no botão Confirmar.
Se o evento for Reprovado, o mesmo não estará disponível na aba movimentações trabalhistas.
Já se o evento for
Reprovado, alterar o
Status para reprovado
e clique em
Salvar. 
Ao salvar, confirme as alterações seguindo o passo 7 e 8. Após finalizar o processo, se Reprovado regere o evento e envie novamente.
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