Erro 501 Solicitação de Consulta Incorreta - Aguardando Aprovação

Erro 501: Solicitação de Consulta Incorreta - Aguardando Aprovação

Eventos com status Aguardando Aprovação, é necessário sempre Consultar os Lotes, para que o eSocial consiga Aprovar ou Reprovar o evento. No entanto, se um evento foi enviado e o lote não estiver mais disponível para a consulta, pode ocorrer o ERRO 501, pois foi feito o envio do evento e não foi Consultado o Lote.


Nesses casos, é necessário consultar diretamente pelo portal do eSocial e verificar se esse evento foi Aprovado. Se sim, é necessário o número do recibo, para atualizar a informação dentro do Sistema.

 Segue passo a passo para inserir a informação no Sistema se o evento foi ou não Aprovado:
1. Para saber se o evento foi Aprovado, na página do portal do eSocial, acesse a aba Movimentações trabalhistas.






2. Aparecerá todos os eventos Aprovados. Clique na descrição do evento para abrir e localizar o número do recibo. 

3. No final da página, o número do recibo estará disponível. Se preferir, copie o número. 
4. Acesse o menu Relatórios > Exportar XMLs eSocial.

5. Clicar na seta destacada abaixo, e selecionar Editar Aprovação de Eventos.

6.  Selecionar no campo Status a situação real do evento.
Caso o evento tenha sido Aprovado, informar Data do Envio número do recibo, no campo Recibo do Evento. Depois clique em Salvar.

Data do envio: Localizado no portal do eSocial na aba movimentação trabalhista. 

7. Em seguida, uma mensagem será exibida, informando que as alterações serão salvas no banco de dados e se deseja continuar, clique em Sim.

8. Digite o texto exibido e clique no botão Confirmar.


Se o evento for Reprovado, o mesmo não estará disponível na aba movimentações trabalhistas. 
Já se o evento for Reprovado, alterar o Status para reprovado e clique em Salvar. 

Ao salvar, confirme as alterações seguindo o passo 7 e 8Após finalizar o processo, se Reprovado regere o evento e envie novamente.




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