A Classificação do Risco, ou Matriz de Risco, é uma ferramenta usada para lidar com os perigos e problemas relacionados ao trabalho. É também conhecida como Matriz de Probabilidade e sua função é mostrar as chances de diferentes riscos ocorrerem, estabelecendo uma ideia de probabilidade para cada um. Essa matriz é frequentemente usada para avaliar os riscos de acidentes de trabalho e similares.
Através da Matriz de Risco, é possível identificar a gravidade dos riscos e planejar as ações necessárias para controlá-los. Quando apresentada de forma gráfica, como é comum, ela facilita o acompanhamento dos processos e o desenvolvimento de projetos de segurança, destacando e mapeando as tarefas e ações mais importantes.
O cadastro da Classificação de Risco é o primeiro passo para execução da documentação do PGR. O FazsoftSMT já possui um cadastro da Matriz de Risco (4x4) na base dados do Sistema, mas esta poderá ser alterada, ajustada, ou se preferir poderá criar uma nova.
1. Acessar Cadastro > Gerenciamento de Risco > Classificação de Risco
2. Para consultar o modelo de matriz já cadastrada no Sistema, clique no botão
Editar
ou 02 vezes em cima do cadastro.
3. Será aberta a tela de cadastro com as informações para a montagem da Matriz.

- Nome da Classificação
O conteúdo deste campo é utilizado para a identificação da classificação de risco, sendo importante um conteúdo significativo para a fácil distinção no caso de múltiplas classificações de risco cadastradas.
- Rótulo para Severidade
Este campo possibilita a definição de uma nova expressão para ser utilizada no lugar de Severidade na exibição e impressão da Classificação de Risco. Ao deixa-lo vazio será utilizado texto padrão, Severidade.
- Rótulo para Probabilidade
Este campo possibilita a definição de uma nova expressão para ser utilizada no lugar de Probabilidade na exibição e impressão da Classificação de Risco. Ao deixa-lo vazio será utilizado texto padrão Probabilidade.
- Nível de Risco
Relação de níveis de risco associados a esta classificação de risco. Juntamente à lista, esta tela disponibiliza botões para a inclusão, edição e exclusão de níveis de risco.
- Probabilidade
Níveis
de Probabilidade associados a esta classificação de risco. Juntamente à lista,
esta tela disponibiliza botões para a inclusão, edição e exclusão de níveis de
probabilidade.
- Severidade
Relação de níveis de Severidade associados esta classificação de risco. Juntamente à lista, esta tela disponibiliza botões para a inclusão, edição e exclusão de níveis de severidade.
4. Pré-Visualização
Executa uma versão de pré-visualização da matriz de risco montada e que apenas será executada quando o cadastro for concluído.

Como editar os Níveis de Risco, Graduação de Probabilidade e Graduação de Severidade?
1. Nível de Risco
Dentro da classificação de risco contem uma série de níveis de risco, estes tem a função de caracterizar a situação de determinado risco de forma a permitir a clara identificação das ações gerenciais a serem tomadas.
Na tela da
Classificação de Risco, clique no botão
para adicionar um registro novo ou no botão
Editar para alterar um já existente.
As graduações de probabilidade definem a ocorrência/frequência de um risco, a elaboração de um conjunto coeso de graduações de probabilidade são essenciais para uma boa metodologia da classificação de risco.
- Grau de Probabilidade
O conteúdo deste campo define o nome do grau de probabilidade descrito por este registro. O conteúdo deste campo é exibido nas telas e documentos que relacionam os resultados das classificações de risco.
- Descrição
Este campo contém a descrição detalhada do grau de probabilidade, possivelmente especificando critérios e metodologias para a sua utilização.
- Peso no Índice de Risco
O valor deste campo é utilizado juntamente com o seu campo homônimo na Graduação de Severidade para calcular o índice de risco e selecionar o nível de risco adequado.
3. Graduação de Severidade
As graduações de severidade definem o impacto/consequência de um risco, a elaboração de um conjunto coeso de graduações de severidade é essencial para uma boa metodologia de classificação de risco.
Na tela da
Classificação de Risco, clique no botão
para adicionar um registro novo ou no botão
Editar para alterar um já existente.
- Grau de Severidade
O conteúdo deste campo define o nome do grau de severidade descrito por este registro. O conteúdo deste campo é exibido nas telas e documentos que relacionam os resultados das classificações de risco.
- Descrição
Este campo contém a descrição detalhada do grau de severidade, possivelmente especificando critérios e metodologias para a sua utilização.
- Peso no Índice de Risco
O valor deste campo é utilizado juntamente com o seu campo homônimo na Graduação de Probabilidade para calcular o índice de risco e selecionar o nível de risco adequado.
4. Cálculo do Nível do Risco
O nível de risco é definido a partir:
- Um grau de probabilidade selecionado;
- Um grau de severidade selecionado;
- Um conjunto de níveis de risco.
Os graus de probabilidade e severidade selecionados têm seus valores de Peso no Índice de Risco multiplicados, o valor resultante é o Índice de Risco avaliado.
Na posse do índice de risco, este valor é comparado com os valores dos índices de risco dos níveis de risco, a faixa de valores ao qual o índice de risco se encontrar será o nível de risco selecionado.