Classificação de Risco

Classificação de Risco

Classificação do Risco, ou Matriz de Risco, é uma ferramenta usada para lidar com os perigos e problemas relacionados ao trabalho. É também conhecida como Matriz de Probabilidade e sua função é mostrar as chances de diferentes riscos ocorrerem, estabelecendo uma ideia de probabilidade para cada um. Essa matriz é frequentemente usada para avaliar os riscos de acidentes de trabalho e similares.

Através da Matriz de Risco, é possível identificar a gravidade dos riscos e planejar as ações necessárias para controlá-los. Quando apresentada de forma gráfica, como é comum, ela facilita o acompanhamento dos processos e o desenvolvimento de projetos de segurança, destacando e mapeando as tarefas e ações mais importantes. 

O cadastro da Classificação de Risco é o primeiro passo para execução da documentação do PGRFazsoftSMT já possui um cadastro da Matriz de Risco (4x4) na base dados do Sistema, mas esta poderá ser alterada, ajustada, ou se preferir poderá criar uma nova.

      1. Acessar Cadastro > Gerenciamento de Risco > Classificação de Risco


      2. Para consultar o modelo de matriz já cadastrada no Sistema, clique no botão Editar ou 02 vezes em cima do cadastro.


      3. Será aberta a tela de cadastro com as informações para a montagem da Matriz.

  1. Nome da Classificação
    O conteúdo deste campo é utilizado para a identificação da classificação de risco, sendo importante um conteúdo significativo para a fácil distinção no caso de múltiplas classificações de risco cadastradas.

  2. Rótulo para Severidade
    Este campo possibilita a definição de uma nova expressão para ser utilizada no lugar de Severidade na exibição e impressão da Classificação de Risco. Ao deixa-lo vazio será utilizado texto padrão, Severidade.


  1. Rótulo para Probabilidade
    Este campo possibilita a definição de uma nova expressão para ser utilizada no lugar de Probabilidade na exibição e impressão da Classificação de Risco. Ao deixa-lo vazio será utilizado texto padrão Probabilidade.


  1. Nível de Risco
    Relação de níveis de risco associados a esta classificação de risco. Juntamente à lista, esta tela disponibiliza botões para a inclusão, edição e exclusão de níveis de risco.

  1. Probabilidade
    Níveis de Probabilidade associados a esta classificação de risco. Juntamente à lista, esta tela disponibiliza botões para a inclusão, edição e exclusão de níveis de probabilidade.

  1. Severidade
    Relação de níveis de Severidade associados esta classificação de risco. Juntamente à lista, esta tela disponibiliza botões para a inclusão, edição e exclusão de níveis de severidade.


      4. Pré-Visualização
      Executa uma versão de pré-visualização da matriz de risco montada e que apenas será executada quando o cadastro for concluído.

Importante
Para o cadastro estar completo os campos obrigatórios precisam estar preenchidos, assim como as listas de Níveis de Risco, Probabilidade e Severidade necessitam possuir de três a sete itens cadastrados em cada uma.

Como editar os Níveis de Risco, Graduação de Probabilidade e Graduação de Severidade?
      1. Nível de Risco
Dentro da classificação de risco contem uma série de níveis de risco, estes tem a função de caracterizar a situação de determinado risco de forma a permitir a clara identificação das ações gerenciais a serem tomadas.

      Na tela da Classificação de Risco, clique no botão  para adicionar um registro novo ou no botão Editar para alterar um já existente.

  1. Nível de Risco
    Defina a descrição do nível de risco, seu preenchimento deve conter um nome claro e informativo. O conteúdo deste campo é exibido nas telas e documentos que relacionam níveis de risco.

  2. Ação de Gerenciamento
    Descreva as ações a serem tomadas sempre que o nível de risco em questão for identificado.

  3. Índice de Risco
    Valor a qual nível de risco a relação de Probabilidade x Severidade pertence.

  4. Cor Ilustrativa
    A cor selecionada neste campo é utilizada na montagem do seletor da matriz de risco, assim como, é exibida em documentos que relacionam níveis de risco. Não utilize cores muito escuras, pois podem ocultar o texto exibido em algumas impressões.
  1. Situação

    Indicador de risco simplificado.

      2. Graduação de Probabilidade
As graduações de probabilidade definem a ocorrência/frequência de um risco, a elaboração de um conjunto coeso de graduações de probabilidade são essenciais para uma boa metodologia da classificação de risco.

      Na tela da Classificação de Risco, clique no botão  para adicionar um registro novo ou no botão Editar para alterar um já existente.

  1. Grau de Probabilidade
    O conteúdo deste campo define o nome do grau de probabilidade descrito por este registro. O conteúdo deste campo é exibido nas telas e documentos que relacionam os resultados das classificações de risco.

  2. Descrição
    Este campo contém a descrição detalhada do grau de probabilidade, possivelmente especificando critérios e metodologias para a sua utilização.

  3. Peso no Índice de Risco
    O valor deste campo é utilizado juntamente com o seu campo homônimo na Graduação de Severidade para calcular o índice de risco e selecionar o nível de risco adequado.

      3. Graduação de Severidade
As graduações de severidade definem o impacto/consequência de um risco, a elaboração de um conjunto coeso de graduações de severidade é essencial para uma boa metodologia de classificação de risco.

      Na tela da Classificação de Risco, clique no botão  para adicionar um registro novo ou no botão Editar para alterar um já existente.

  1. Grau de Severidade
    O conteúdo deste campo define o nome do grau de severidade descrito por este registro. O conteúdo deste campo é exibido nas telas e documentos que relacionam os resultados das classificações de risco.

  2. Descrição
    Este campo contém a descrição detalhada do grau de severidade, possivelmente especificando critérios e metodologias para a sua utilização.

  3. Peso no Índice de Risco
    O valor deste campo é utilizado juntamente com o seu campo homônimo na Graduação de Probabilidade para calcular o índice de risco e selecionar o nível de risco adequado.

      4. Cálculo do Nível do Risco
O nível de risco é definido a partir:
  1. Um grau de probabilidade selecionado;
  2. Um grau de severidade selecionado;
  3. Um conjunto de níveis de risco.
Os graus de probabilidade e severidade selecionados têm seus valores de Peso no Índice de Risco multiplicados, o valor resultante é o Índice de Risco avaliado.

Na posse do índice de risco, este valor é comparado com os valores dos índices de risco dos níveis de risco, a faixa de valores ao qual o índice de risco se encontrar será o nível de risco selecionado.


Recomendações para a Classificação de Risco
  1. Utilize nomes claros e significativos no campo identificador da classificação de risco e seus subitens.
  2. Evite os seguintes tipos de cores para os níveis de risco: cores muito escuras, muito claras e/ou muito saturadas.
  3. Preencha os níveis de risco para todas as possibilidades de multiplicação de valores de Peso no Índice de Risco nas Graduações de Severidade e Probabilidade cadastradas na classificação de risco.

    • Related Articles

    • Avaliação de Risco

      Processo realizado para identificar os riscos existentes no ambiente de trabalho com o objetivo de minimizar, controlar e evitar as ameaças presentes no dia a dia dos trabalhadores. 1. Acessar o menu PPRA > Avaliação de Risco ou Reconhecimento de ...
    • Avaliação de Risco

      Processo realizado para identificar os riscos existentes no ambiente de trabalho com o objetivo de minimizar, controlar e evitar as ameaças presentes no dia a dia dos trabalhadores. 1. Acessar o menu PPRA > Avaliação de Risco ou Reconhecimento de ...
    • Reconhecimento de Risco

      Em toda Empresa, é possível que os colaboradores estejam expostos a muitos agentes nocivos, ao desempenhar as suas funções. Por isso, o Reconhecimento de Risco, é o primeiro passo para realizar mudanças e mitigar os perigos aos profissionais. 1. ...
    • Reconhecimento de Risco

      Em toda Empresa, é possível que os colaboradores estejam expostos a muitos agentes nocivos, ao desempenhar as suas funções. Por isso, o Reconhecimento de Risco, é o primeiro passo para realizar mudanças e mitigar os perigos aos profissionais. 1. ...
    • Cadastro Risco

      Nesta tela, são cadastrados os Riscos Ocupacionais, classificados de acordo com seu tipo (Químico, Físico, Biológico, Mecânico ou Ergonômico). É possível associar ao risco a norma regulamentadora e o anexo aplicável, além de especificar o tipo de ...