PGR

PGR

PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos é um documento que está relacionado, principalmente, à preservação da integridade física. Por meio dele, medidas são estipuladas a fim de prevenir acidentes, zelar pela saúde dos colaboradores e impedir que prejuízos sejam causados à empresa, à sociedade e ao meio ambiente. 

O programa entrou em vigor em 3 de janeiro de 2022, com a mais recente revisão da Norma Regulamentadora 1 (NR 1). 

Segue abaixo as etapas para a elaboração e configuração do PGR:

      1. Verifique a Matriz de Risco
      Poderá utilizar a Matriz de Risco (4x4) já disponível no Sistema, editar ou configurar esse modelo já cadastrado, ou ainda cadastrar uma nova Matriz de Risco.

      2. Defina Template do PGR
      Modelo pré-definido do documento do PGR que será gerado no Word.
      
      3. Dados Básicos
InfoÉ importante realizar o cadastro dos Dados Básicos neste momento da criação do PGR, pois é necessário existir um período ativo de vigência do documento para que a Matriz de Risco apareça quando for incluída uma Avaliação de Risco. Neste momento, não será necessário gerar a documentação do PGR, somente ao final de todo o processo

      4. Reconhecimento de Risco
      Identificação dos riscos existentes na empresa.

      5. Plano de Ação
      Criação do Plano de Ação para adoção de medidas como Eliminação do Risco, Adoção de EPC, Adoção de Medida Administrativa ou de Organização de Trabalho ou Adoção de EPI.

      Acompanhamento, apontamento e gestão do Plano de Ação.

      7. Avaliação de Risco
      Avaliação do Risco reconhecido, informando os valores encontrados na medição feita na Empresa.
      
      8. Dados Básicos
      Para emissão da documentação do PGR no Word.


    • Related Articles

    • Plano de Ação

      O Plano de Ação é criado a partir da tela de Gestão do Plano de Ação para o PGR ou Reconhecimento de Risco, pois cada plano de ação pode ser genérico ou vinculado a um reconhecimento de risco, para poder caracterizar as ações tomadas. 1. Acessar o ...
    • Gestão do Plano de Ação

      A Gestão do Plano de Ação é utilizada para verificar o estado dos Planos de Ação de uma empresa, definir o avanço das etapas, indicar se a ação alcançou o objetivo e concluir a Etapa. 1. Acessar o menu PPRA > Gestão do Plano de Ação para o PGR ou ...
    • Avaliação de Risco

      Processo realizado para identificar os riscos existentes no ambiente de trabalho com o objetivo de minimizar, controlar e evitar as ameaças presentes no dia a dia dos trabalhadores. 1. Acessar o menu PPRA > Avaliação de Risco ou Reconhecimento de ...
    • Avaliação de Risco

      Processo realizado para identificar os riscos existentes no ambiente de trabalho com o objetivo de minimizar, controlar e evitar as ameaças presentes no dia a dia dos trabalhadores. 1. Acessar o menu PPRA > Avaliação de Risco ou Reconhecimento de ...
    • Classificação de Risco

      A Classificação do Risco, ou Matriz de Risco, é uma ferramenta usada para lidar com os perigos e problemas relacionados ao trabalho. É também conhecida como Matriz de Probabilidade e sua função é mostrar as chances de diferentes riscos ocorrerem, ...