PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos é um documento que está relacionado, principalmente, à preservação da integridade física. Por meio dele, medidas são estipuladas a fim de prevenir acidentes, zelar pela saúde dos colaboradores e impedir que prejuízos sejam causados à empresa, à sociedade e ao meio ambiente.
O programa entrou em vigor em 3 de janeiro de 2022, com a mais recente revisão da Norma Regulamentadora 1 (NR 1).
Segue abaixo as etapas para a elaboração e configuração do PGR:
1. Verifique a
Matriz de Risco Poderá utilizar a
Matriz de Risco (4x4) já disponível no Sistema, editar ou configurar esse modelo já cadastrado, ou ainda cadastrar uma nova Matriz de Risco. 2. Defina Template do PGR
Modelo pré-definido do documento do
PGR que será gerado no Word.
É importante realizar o cadastro dos Dados Básicos neste momento da criação do PGR, pois é necessário existir um período ativo de vigência do documento para que a Matriz de Risco apareça quando for incluída uma Avaliação de Risco. Neste momento, não será necessário gerar a documentação do PGR, somente ao final de todo o processo
5. Plano de Ação Criação do
Plano de Ação para adoção de medidas como
Eliminação do Risco,
Adoção de EPC,
Adoção de Medida Administrativa ou de Organização de Trabalho ou
Adoção de EPI.
Acompanhamento, apontamento e gestão do Plano de Ação.
7. Avaliação de Risco Avaliação do Risco reconhecido, informando os valores encontrados na medição feita na
Empresa.
Para emissão da documentação do PGR no Word.
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